• Home
  • Imprensa
  • Sala de Notícia
Segunda, 14 Agosto 2017 00:00

Economia brasileira, por Fernando Pinho

Escrito por
Passada a tentativa frustrada do Governo Federal de lançar um “balão de ensaio” visando alterar a alíquota máxima de IRPF de 27,5% para 35%, sabe-se que outras ardilosas ideias serão urdidas pela equipe econômica, visando aumentar a combalida arrecadação tributária. O aumento da CIDE dos combustíveis foi a pioneira, porém, pode haver frustração da receita projetada, já que o consumo dos mesmos tende a diminuir acentuadamente, como inúmeras vezes ocorreu. E, diga-se de passagem, as estimativas governamentais raramente se confirmam, já que são baseadas em premissas erradas. A inflação está cedendo, notadamente graças à brutal recessão em curso, o desemprego continua alto, a SELIC tem forte tendência declinante (não se sabe até quando), o dólar e o euro com cotações estáveis e o faturamento dos diversos setores da Economia em permanente trajetória errante. O panorama político continua desafiador e desencorajando os investimentos produtivos. Há diversos aspectos a lamentar, porém alguns…
*Por Marici Ferreira  O licenciamento de marcas e personagens configura-se como uma das mais importantes ferramentas de marketing para as empresas, em todo o mundo. Um mercado de sonhos e fantasia, que ganha novas propriedades a cada dia, conquistando crianças, jovens e adultos por conversar diretamente com suas escolhas pessoais e estilos de vida. Muito forte no segmento infantil, o licenciamento ganha a cada temporada novas marcas e personagens, que surgem como verdadeiras febres, sempre contando com o apoio das mídias, principalmente TV, internet e cinema para se popularizarem. Dentro deste cenário, em constante evolução, é admirável o trabalho de marcas que permanecem no topo por mais de meio século, como verdadeiras unanimidades, atraindo fãs de diferentes faixas-etárias. Entre os clássicos podemos destacar diversas propriedades, como: Disney, Turma da Mônica, Barbie, Moranguinho, Snoopy, Smurfs, Hello Kitty, os super-herois da Marvel e DC Comics. Além é claro de marcas corporativas como…
Charles Riotto, presidente e CEO da International Licensing Industry Merchandisers’ Association (LIMA), a maior associação voltada para o universo do licenciamento no mundo, marcará presença na Expo Licensing Brasil 2017 com a palestra “Panorama global sobre o mercado de licenciamento”, no dia 29 de agosto, das 9h30 às 10h. Chegando à sua 10ª edição, a mais importante feira de licenciamento de marcas e personagens da América Latina será realizada nos dias 29 e 30 de agosto, no Hotel Hyatt, em São Paulo. O palestrante compartilhará dados e tendências do mercado mundial de licenciamento de marcas, imagens e propriedades intelectuais e artísticas, ramo que registra crescimento expressivo também no Brasil. A palestra é um dos frutos da parceria recém-fechada entre a LIMA e a ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento, presidida por Marici Ferreira, que também é diretora-executiva do EP Grupo, realizador do evento. A entrada na feira é gratuita. Já…
Um fio passa por três etapas bem definidas; entender essa jornada pode ajudar a controlar a perda de cabelo. Nascer, crescer, morrer... Cada espécie de vida e célula tem suas próprias particularidades, mas todas possuem uma estrutura cíclica que se repete. Com o cabelo não é diferente: ele também tem seu próprio ciclo de “vida”, com etapas bem delineadas e complexas. Compreendê-las é fundamental para entender melhor o que se passa no topo da cabeça – e como lidar de maneira mais eficaz com essa região. Pode parecer estranho, mas o que o cabelo menos faz é ficar inerte, sem crescer. Essa estrutura minúscula é extremamente dinâmica e passa a maior parte de seu ciclo crescendo (ou já se preparando para cair). Vale ressaltar que não há um sincronismo perfeito na evolução dos pelos, então diariamente, na mesma área, alguns fios caem enquanto despontam novos vizinhos. O começo de tudo (fase…
Marcas do universo esportivo demonstram  grande potencial e movimentam o mercado. O mercado de licenciamento de marcas no segmento esportivo tem voltado sua atenção para territórios que vão muito além do esporte mais popular do Brasil. Esses terrenos têm se mostrado extremamente férteis e, principalmente, demonstram enorme potencial para expansão de investimentos. Essa tendência, que tem se fortalecido nos últimos anos, pode ser comprovada pelo interesse cada vez maior da indústria por marcas esportivas de prestígio mundial, como NBA, a maior liga de basquete do mundo, e UFC, a mais importante organização de MMA e uma das propriedades que mais crescem neste mercado no mundo. Diversas outras marcas, como Fórmula 1, Jits, Freesurf e CrossFit, comprovam a crescente movimentação do setor, que também aproveita o aumento na popularidade de outros esportes no chamado “País do futebol”, que até alguns anos atrás não oferecia muito espaço para outras modalidades.  Atualmente, no…
Entre as maiores qualidades de um brinquedo ou passatempo para crianças está sua capacidade de divertir e, ao mesmo tempo, estimular o cérebro dos pequenos. Esses dois fatores podem ser encontrados nos quebra-cabeças, que segundo especialistas são benéficos para as capacidades cognitiva e motora do público infantil, além de contribuírem para proporcionar momentos de interação familiar. Um estudo comandado pela psicóloga Susan Levine na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, mostrou que crianças de 2 a 4 anos que brincam com puzzles desenvolvem melhores habilidades espaciais, fundamentais em áreas relacionadas a ciências, tecnologia, engenharia e matemática. A capacidade de aliar recreação e estímulo cognitivo pode ser vista em produtos como os criados pela Puzzles Mania, que se inspirou nos quebra-cabeças convencionais para desenvolver puzzles criativos e personalizados. Produzidos em madeira reciclada e com tinta atóxica, os brinquedos vem conquistando o público infantil. O catálogo conta com diversas opções, de carismáticos…
É deveras preocupante o processo de paralisia da economia brasileira. A nação está de tal maneira envolvida com os desdobramentos referentes aos fatos políticos em curso, que parece não haver energia e foco para priorizar a análise de outros aspectos importantes da vida dos cidadãos comuns, que não dependem das benesses do Estado para custear as próprias despesas. Dado que o aumento da longevidade e a incapacidade do Estado de prover condições mínimas de sobrevivência à população são fatores incontestáveis, torna-se de vital importância o planejamento para o chamado período pós-aposentadoria, quando muitas pessoas sofrem um decréscimo considerável da capacidade física e da renda. Não faz parte da tradição brasileira pensar no futuro distante, pois muitos confundem planejamento com tentativa de adivinhação. Planejar significa preparar-se para o mesmo, exatamente o contrário do que fazem nossos governantes quando estão no poder, condenando permanentemente o país a ocupar posição subalterna na geopolítica…
Durante o evento, associados e interessados poderão conhecer os benefícios que a recente parceria com a LIMA – Licensing Industry Merchandisers Association vai trazer para o segmento. Criada para representar os interesses de empresas e profissionais, a ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento é a principal organização do setor e trabalha fortemente para que o licenciamento de marcas e personagens ganhe cada vez relevância no cenário econômico nacional. Entre as mais recentes iniciativas encampadas pela organização está uma parceria global com a LIMA – Licensing Industry Merchandisers Association, firmada com o objetivo de intensificar a troca de informações sobre o mercado em nível internacional, assim como ampliar a visibilidade das licenças nacionais no exterior; e um novo projeto institucional voltado para a capacitação dos profissionais do segmento e disseminação do conhecimento sobre os negócios que envolvem esse mercado, que movimentou R$ 17 bilhões em 2016 e tem expectativa de crescimento…
Laser de baixa intensidade está entre os procedimentos mais recomendados. No Brasil, segundo o Dr. José Rogério Regis Junior, da Clínica Régis, especializada em restauração capilar, estima-se que cerca de 50 a 70% da população masculina desenvolverá algum grau de calvície até os 70 anos. Entre as mulheres, acredita-se que o problema possa afetar até 50% delas. Por isso, ao notar uma queda frequente dos fios, independente da idade, recomenda-se procurar um dermatologista especializado em tricologia. Causada por diversos aspectos, como stress, genética e até fatores hormonais, a alopecia é caracterizada por um afinamento progressivo do cabelo, até que o folículo piloso, onde ele nasce, se obstrua por completo e o fio se desgrude do couro cabeludo. A fototerapia com laser de baixa intensidade é um dos tratamentos mais eficazes do momento.O procedimento pode ser realizado em casa, pelo próprio paciente, de maneira totalmente indolor. Entre os home-devices mais recentes,…
Evento reunirá os principais detentores de marcas e estúdios de entretenimento do mundo. Nos dias 29 e 30 de agosto, São Paulo receberá a Expo Licensing Brasil 2017, que chega a sua 10ª edição como a mais importante Feira de Licenciamento de Marcas e Personagens da América Latina. Ferramenta de marketing utilizada por diversas empresas para agregar valor a seus produtos e serviços, o licenciamento se apresenta como uma importante estratégia para garantir bons resultados, que independe de oscilações socioeconômicas, uma vez que apresenta média de 20% no aumento de vendas, sendo, em qualquer contexto, um diferencial competitivo. Para reunir todas as plataformas que criam essa demanda aspiracional, a Expo Licensing Brasil alia branding, marketing, experiência e conteúdo. O evento reunirá os principais donos e agentes de marcas do mundo, tais como Disney, Warner, Mattel, Hasbro, Universal, Cartoon Network, Nickelodeon, SBT, Televisa, Endemol, Chevrolet, entre outras, que apresentarão as possibilidades…
Página 1 de 20

Sobre a Ralcoh

conheça a agência

Luiz Carlos

Luiz Carlos

Diretor Executivo

Solicitar Proposta

Tel: +55 11 3257.4741

Av. Paulista, 2494

cj 104 - São Paulo - SP